葡语学习复盘日志(17):《大学葡萄牙语》第二册第三课

Eu nasci numa cidade. Nas, quando en tinha três anos, os meus pais foram trabalhar no estrangeiro e mandaram-me para a terra natal do meu pai para viver com os meus avós. Passei, assim, parte de minha infância no campo.

Era uma aldeia montanhosa muito afastada e a vida ali era muito diferente da vida urbana. Là, as pessoa viviam uma vida calma ecsimples, não se preocupando com tanta coisa nem obrigado os seus filhos a aprender isto e aquilo como nas cidades. E como não havia jardim infantil na aldeia, eu passava os meus dias a meu bel-prazer, sem ninguém me controlar. Todos os dias, eu não fazia outra coisa sensão brincar com os meus primos nos campos ou no bosques que se estendiam nas encostas dos montes à volta da povoação, jogando às escondidas, apanhando insectos ou subindo às árvores para roubar os ovos dos pássaros, e voltava sempre para casa com a roupa, a cara e as mãos muito sujas, cobertas de terra. Os meus avós andavam sempre preocupadissimos comigo, receando que eu me magoasse ou que me perdesse. A minha avó dizia que eu era ainda mais endiabrado do que o meu pai quando ele era criança.

Mesmo em casa, eu os meus primos não ficávamos quientos. Os neus avós tinham uma cadela para guardar a casa e criavam dois porcos, umas galinhas e ums patos, tudo à solta. Então, uma das coisas que eu e os meus primos gostávamos de fazer era correr atrás desses pobres animalzinhos ou mandar a cadela apanhá-los. Obbarulho era muito e os meus avós ficavam quase loucos.

Quando eu tinha seis anos, os meus pais voltaram do estrangeiro e eu regressei para a cidade para me preparar para s escola. Custou-me imenso adaptar-me à vida urbana. Havia muitas restrições. Não se podia correr nas ruas à vontade, nem se podia gritar ou rir à vontade. Sentia muita falta dos meus primos e também dos animais, apesar dos muito brinquedos que os meus pais me compravam. Queria voltar para a casa dos meus avós, até que um dia o meu pai me levou ao jardim zoológico, onde vi tantos animais estranhos e giros: elefantes, girafas, tigres, leõs, leopados, camelos, zebras, hipopótamos, rinocerontes, crocodilos, gorilas, macacos, pandas, cobras, cangurus, avestruzes, pavões, paoagaios, pinguins, águias, tubarões, baleias, golfinhos, focas, leões marinhos.... Fiquei espantado e encantado! Sobretudo oscespectáculos dos golfinhos, das focas e dos leões marinhos, que eram fantásticos!

Afinal, na cidade até se podia ver muito animais que no campo! Desde então, comecei a insistir com o meu pai para me levar ao jardim zoológico enquanto me habituava gradualmente à vida "civilizada".

~~~~~~

你可能感兴趣的:(葡语学习复盘日志(17):《大学葡萄牙语》第二册第三课)