Texto I
Mário: Tens saudades dos teus pais e amigos na China?
Lin Xiao: Muitas!
Mário: E como é que matas (消除、解除) essas saudades(思念)?
Lin Xiao: Telefonar, escrever emails... E com os meus pais, converso muito com eles através do MSN.
Mário: Conversas com os teus pais no MSN?
Lin Xiao: Sim, porque assim podemos usar câmaras para nos vermos um ao outro.
Mário: Muito bem! E o teus pais ficam certamente contentes quando te vêem assim são como um pêro.
Lin Xiao: Sim. E também eu fico tranquilo quando os vejo de boa sáude.
Mário: Bom, daqui a poucoseses já vais voltar para a China, vou ter saudades de vocês, os amigos que tenho feito aqui em Lisboa.
Mário: Também nós vamos sentir falta de ti. Aliás, graças à nova tecnologia, podemos sempre manter-nos em contacto através da Internet, não é?
Lin Xiao: Graças a Deus. E, se calhar, daqui a alguns anos, volto cá a Portugal ou tu vais à China. Quem sabe?
Mário: Deus queira que um dia eu possa ir à China!
Lin Xiao: Terás sempre a oportunidade se tu quiseres.
------
Texto II
Uma carta familiar
Numa aula de redacção, o professor mandou o Lin Xiao e os colegas escreverem uma carta aos pais para falar sobre a vida em Portugal e eis a carta do Lin Xiao:
Lisboa, 5 de Abril de 2009
Queridos pais,
Como estão vocês? Espero que tudo vos corra bem.
Já faz sete meses desde que cheguei a Lisboa. E, daqui a dois meses, já vou voltar para a China, para o vosso lado.
Eu tenho estado bem. Embora intensos, os estudos têm sido sepre interessantes e proveitosos. Como os colegas da turma provêm de vários paises - da França, da Alemanha, da Polónia, do Canadá, do Irão, da Índia, da Tailândia, da Malásia, do Japão, da Coreia..., as professores pedem-nos, de vez em quando, para apresentar os mais variados aspectos dos respectivos paises, tais como a história, acliteratura, a politica, a economia, as tradições culturais, etc.. Assim, enquanto praticamos a lingua portuguesa, também apresentamos os nossos paises e ficamos a conhecer os outros. Nas minhas apresentações, falei sobre o convivio harmonioso ente o confucionismo, o tanismo e o budismo, assim como sobre a história de Liang Zhu ( Butterfly Lovers). Quando apresentei esta última história, pus a música do concerto do violino de Liang Zhu e tudos ficaram encantados e pediram-me uma cópia da música. Fui à Internet, descarreguei a música e fiz-lhes para cada um uma cópia. Espero que não tenha violado os direitos de autor da música.
Além de estudar na aula, também estudamos fora: o Departamento de Portugués tem orgnizado várias visitas de estudo às localidades que mais representam a cultura portuguesa. No último fim-de-semana, fomos a Évora, uma cidade histórico-cultural que fica no interior do país, a cerca de 130 quilómetros de Lisboa. É uma cidade pequena e calma, mas tem uma história muito longa, de mais de mil anos, e foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1986. No centro histórico da cidade quase não se vê nenhuma construção moderna alta, da paredes de vidro. Todas as casas, todos os edificios, e mesmo os recém-construídos, têm só três ou quatro andares e nantêm a fachada com o estilo arquitectónico original. Os monumentos romanos que se encontram em todos os kados da cidade e as calçadas que nos se estendem por entre as construções são como se fossem uma máquina do tempo que nos leva de volta ao passado. A sensação foi óptima. Penso que na conservação do património histórico-cultural temos muito a aprender com os portugueses.
Falando nas visitas, na última Páscoa, fui com alguns colegas dar uma volta pelo Norte de Portugal e visitámos algumas cidades mais reprensentativas de Portugal. Por exemplo, fomos a Coimbra, que é uma cidade universitária de Portugal e que é conhecida sobretudo pela Universidade que tem o mesmos nome da cidade. A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e é actualmente uma das universidades mais antigas de todo o mundo. Também fomos ao Porto, a segunda maior cidade de Portugal e a terra natal do vinho mais famoso de Portugal - o Vinho do Porto. Fomos visitar uma cave do Vinho do Porto e provámos o Vinho lá. Fomos ainda a Guimarães, que é considerade o berço(发源地) da nação portuguesa, uma vez que foi escolhida pelo primeiro rei (国王)português, D. Afonso Henriques, como capital do reino(王国).
Como estas visitas, fiquei a saber muito sobre a História de Portugal, o seu povo, assim como o hábitos e costumes das diferentes regiões. Agora, só me falta conhecer obSul de Portugal. Antes de regressar para a China, espero ter ainda a oportunidade de ir ao Algarve, a provincia mais a sul de Portugal, onde as praias de fina areia branca, de águas transparentes, de ventos suaves e de sol agradável são outro motivo de orgulho dos portugueses e um encanto da Natureza a não perder.
Além dos estudos, o resto também está tudo bem. Ao fim-de-semana, continuo a jogar ténis e a reunir-me com os outros estudantes chineses na "Casa dos Estudantes Chineses", onde fazemos comida chinesa e trocamos ideias sobre o estudo de português.
Queridos pais,
Eu estou bem aqui em Lisboa. Não se preocupem comigo. Vocês têm de ter cuidado com vocês próprios. O pai não pode andar assim sempre tão atarefado, tem de aproveitar para descansar. E a mãe, tem andado bem com trnsão arterial(动脉的)? Cuidado para não ficar demasiado cansada.
Pronto, hoje vou terminar aqui. Depois, conto-vos mais coisas no MSN.
O vosso filho,
Lin Xiao